JANELAS DE TRANSFERÊNCIAS DO FUTEBOL BRASILEIRO EM 2022

Em 03/01/2022, entrou em vigor uma nova edição do regulamento de transferências da CBF (o “RNRTAF”), estabelecendo, pela primeira vez no Brasil, períodos de registros (“janelas de transferência”) para transferências nacionais.

Assim, todas as transferências nacionais e internacionais no Brasil ocorrerão em 2 períodos: de 19/01 a 12/04 e de 18/07 a 15/08/2022.

Como a unificação das janelas no âmbito nacional é uma novidade, somente aplicar-se-á, inicialmente, aos clubes das Série A e B do futebol masculino com previsão de ser estendida aos demais já em 2023. Visto que os períodos de transferências internacional e nacional agora coincidem, as mesmas regras e exceções incidirão sobre as mesmas; tais como a exceção do registro de jogadores sem contrato ou que tiveram vínculos rescindidos antes do fim das respectivas janelas. Ressalvamos que atletas emprestados só poderão voltar a seu clube de origem dentro das janelas, assim como um jogador amador não poderá se profissionalizar por outro clube fora dos respectivos períodos de registro.

A equipe do Bichara e Motta Advogados tem ampla experiência no registro e transferências de jogadores e está pronta para atender as demandas do ano de 2022.