Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Brasileiro foi eleito a mais forte liga nacional do mundo. O levantamento, realizado pela IFFHS (International Federation of Football History and Statistics), coloca o Brasileirão à frente da Premier League.
O critério de avaliação leva em conta o desempenho das equipes que disputam as ligas em suas competições continentais. O forte desempenho de brasileiros na Libertadores e na Copa Sul-Americana explica a eleição. As ligas de Espanha, Alemanha e Itália fecham o Top 5.
De acordo com o ranking da IFFHS, lançado desde 1991, a Premier League inglesa é vice-campeã pela quinta vez em seis anos (1ª em 2019). A Liga espanhola, que ganha uma posição, está à frente da Bundesliga (8ª em 2021), enquanto a Série A italiana, que perde duas posições, está à frente da Ligue 1 francesa.
Na África, a Premier League egípcia, que registrou sua melhor classificação mundial desde 1991 (13°), mantém o primeiro lugar desde 2020 e está à frente da Ligue 1 argelina, que entra pela primeira vez no Top 20, e do Botola de Marrocos, no pódio desde 2018.
Desde 2011, a K League Classic da República da Coreia é a melhor liga da Ásia, à frente da J1 League do Japão, no pódio desde 2019, e da Roshn Saudi League da Arábia Saudita.
Na zona da CONCACAF, a mexicana Liga MX continua no primeiro lugar, seguida da Liga Nacional e da Primeira División da Costa Rica, que se mantém no trio da América Central e Norte desde 2011.
Na Oceania, a Premiership da Nova Zelândia é líder pelo terceiro ano consecutivo, à frente da Ligue 1 do Taiti e da Super Liga da Nova Caledônia.
Ranking das 10 ligas mais fortes do mundo – IFFHS
A IFFHS – International Federation of Football History and Statistics)
A IFFHS foi fundada em 24 de março de 1984, em Leipzig, na Alemanha, e atualmente está registrada em Zurique, Suíça.
O sistema de pontuação do ranking da IFFHS é dividido entre competições internacionais e nacionais, sendo apenas considerados os jogos de torneios reconhecidos pela FIFA. Dessa forma, a organização divide por nível de competitividade e continente, que afetam diretamente a pontuação dos clubes.
Bichara e Motta Advogados é o primeiro escritório full service líder nas áreas de esportes e entretenimento da América Latina.