Detentores de direitos, fornecedores e tecnologias de IA transformam a forma como o esporte é coberto, distribuído e consumido
As transmissões esportivas ao vivo trazem os eventos mais importantes do mundo para o público nacional e global, enquanto a chegada do satélite e do cabo abriram espaço para a criação de canais esportivos dedicados ao aumento do número de partidas televisionadas.
Além disso, a chegada do streaming e das plataformas digitais proporcionou mais uma revolução, quebrando as restrições da distribuição linear e oferecendo capacidade aparentemente ilimitada. As tecnologias digitais também oferecem maneiras totalmente novas de consumir o esporte. Na teoria, qualquer evento esportivo pode ser transmitido para quase qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.
Contudo, essas oportunidades foram acompanhadas por novos desafios. Os consumidores agora têm acesso a uma variedade de entretenimento em diversos gêneros, mas também possuem expectativas elevadas. Eles esperam que o conteúdo seja entregue em seus termos e, se não for atrativo o suficiente, acabam buscando outra alternativa.
Segundo análise da SportsPro, as propriedades esportivas não estão mais competindo entre si por atenção, mas enfrentam influenciadores no YouTube, transmissões de jogos ao vivo no Twitch ou conteúdo orientado por algoritmos no TikTok. O público mais jovem não se interessa em assistir a um evento esportivo que dura várias horas sem que receba ou tenha acesso a experiências personalizadas.
Com isso, os detentores de direitos e as emissoras estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para aumentar a qualidade e a amplitude de suas capacidades de produção, potencializar novas experiências digitais para os fãs e ampliar o apelo de sua cobertura.
A IA tem auxiliado as emissoras a contar melhores histórias, fornecendo aos espectadores informações adicionais sobre o que estão assistindo e fortalecendo o vínculo com os fãs. Com base nos dados capturados pela IA, as emissoras obtêm informações valiosas que podem ser compartilhadas pelos comentaristas, enriquecendo a experiência dos fãs.
Para se ter uma ideia, a National Football League (NFL) está trabalhando com a especialista em dados Genius Sports para criar dois ‘altcasts’ para seu serviço de streaming direto ao consumidor (DTC) NFL+. O fluxo NFL+ Stats adiciona o nome do jogador, localização, velocidade e performance do próprio jogador a um feed de vídeo ao vivo, enquanto o NFL+ Vision adiciona a identificação de receptor aberto e trilhas de jogadores, juntamente com nome, localização e velocidade, em tempo real.
Os gráficos e visualizações incluídos nesses fluxos são habilitados pela tecnologia de IA da Genius Sports, que é alimentada pela plataforma de dados de rastreamento de jogadores Next Gen Stats da NFL, construída pelos algoritmos de aprendizado de máquina e infraestrutura em nuvem da Amazon Web Services (AWS).
A Liga Alemã de Futebol (DFL) é outra parceira da AWS e utiliza a tecnologia para impulsionar a inovação em toda a Bundesliga, incluindo gráficos orientados por dados para seu feed de transmissão global.
Os sistemas de produção automatizados da AWS analisam cada partida da Bundesliga em tempo real, com 20 câmeras colocadas ao redor de cada estádio para capturar dados como posições dos jogadores, gols e faltas. Cerca de 3,6 milhões de incidentes são processados a cada jogo, que são alimentados na infraestrutura da AWS para criar ‘Bundesliga Match Facts’, como velocidade de chute, zonas de ataque e eficiência do goleiro que podem ser usados pelos parceiros de mídia internacionais das ligas em sua cobertura.
O impacto da IA na cobertura de eventos
A forma como as pessoas assistem aos eventos esportivos está mudando. Os grupos mais jovens estão menos interessados no evento ao vivo e preferem assistir os esportes por meio de clipes nas mídias sociais. O desafio para os detentores de direitos é fazer isso rapidamente e em escala – garantindo que eles possam atender às expectativas dos fãs e evitar que canais não oficiais transmitam antes. No entanto, produzir esses destaques é uma tarefa trabalhosa e demorada. Para uma propriedade com vários eventos simultâneos, é quase impossível.
Com a tecnologia de IA, as equipes de transmissão conseguem automatizar o processo de identificação, captura e distribuição de destaques de vídeo para várias plataformas, aumentando drasticamente a velocidade da operação e permitindo que cubram mais eventos.
Ferramentas especializadas desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia como Magnifi e WSC Sports usam recursos de reconhecimento visual e de áudio, combinados com quaisquer dados disponíveis, para gerar automaticamente pacotes de destaques com base em determinados parâmetros.
Como parte de seu relacionamento de longa data com a IBM, o Grand Slam de tênis de Wimbledon utiliza IA para gerar destaques desde 2017. Os algoritmos da IBM processam dados de partidas, ruídos da multidão e reações dos jogadores para determinar os eventos mais importantes, reduzindo o tempo de produção de horas para minutos e liberando a equipe editorial de Wimbledon para criar outros tipos de conteúdo.
Enquanto isso, a plataforma da WSC Sports é usada pela LaLiga em todos os jogos das duas principais divisões do futebol espanhol em tempo real. Esse conteúdo é analisado e marcado, criando uma biblioteca de vídeos pesquisável para a liga, com momentos-chave empacotados automaticamente em destaques para a liga, equipes, emissoras e jogadores compartilharem seus canais digitais e sociais. Ter uma biblioteca totalmente marcada de imagens de arquivo também torna mais fácil para a liga e os parceiros criarem montagens de momentos históricos ou clipes mostrando lendas do passado.
Os novos ângulos desbloqueados por câmeras alimentadas por IA
As câmeras alimentadas por IA não apenas produzem mais dados para atividades de engajamento de fãs e aplicativos de desempenho, mas também estão ajudando os detentores de direitos a capturar mais imagens, eliminando a necessidade de um operador humano. Dispositivos relativamente acessíveis de empresas como Veo e Pixellot estão trabalhando com propriedades de todos os tamanhos para produzir transmissões ao vivo e conteúdo sob demanda que podem ser usados para envolver os fãs nas plataformas digitais. Até mesmo algumas ligas recreativas e juvenis usam essa tecnologia apenas para compartilhar imagens com amigos e familiares.
Os clientes da Pixellot vão desde Bayern de Munique e Real Madrid a clubes de associações estaduais de futebol alemãs, enquanto a Spiideo equipou câmeras de IA em todos os estádios da National Women’s Soccer League (NWSL) para fornecer transmissões automatizadas em vários ângulos. Essas imagens são transferidas para a plataforma de vídeo na nuvem da empresa, que permite que equipes, jogadores e treinadores analisem clipes detalhados de jogadores e eventos de jogos.
A Major League Soccer (MLS) também utiliza câmeras alimentadas por IA para viabilizar o MLS Innovation Lab. As câmeras habilitadas para 5G da empresa de tecnologia Staidium foram usadas para alimentar uma transmissão ao vivo no torneio juvenil Generational Adidas Cup de 2024.
Mesmo as propriedades esportivas que há muito se beneficiam da cobertura abrangente de várias câmeras estão se voltando para a IA para oferecer novas e mais criativas opções. Em novembro de 2023, a Premier League e a emissora de TV paga do Reino Unido anexaram as câmeras corporais com inteligência artificial da Mindfly a Brennan Johnson, do Tottenham Hotspur, e Max Kilman, do Bournemouth, durante o aquecimento antes do pontapé inicial, dando aos espectadores uma visão em primeira pessoa de sua preparação.
Recursos da IA generativa para melhorar a experiência de visualização
Aficionados por esporte e a boa parte da sociedade passaram a ter mais interesse pela IA por meio da tecnologia de IA generativa (Gen AI). Enquanto a ‘IA tradicional’ analisa os dados existentes para automatizar ações, fazer recomendações ou emitir previsões, a Gen AI é capaz de produzir conteúdo totalmente novo que imita a criatividade humana.
A IA generativa já está encontrando seu caminho nos fluxos de trabalho de transmissão, como a tradução em tempo real. A MLS utilizou a Camb.AI para traduzir comentários de áudio em inglês para francês, espanhol e português, garantindo que a voz e o tom do orador original permanecessem os mesmos. A AI também está trabalhando com o Eurovision Sport para traduzir automaticamente os comentários ao vivo do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 de 2024 do francês para o português.
Já a IBM está dando um passo adiante com sua tecnologia Gen AI, que está criando comentários de áudio totalmente novos para os destaques de Wimbledon e do torneio de golfe Masters, ajudando a fornecer contexto a um número maior de clipes. Ele também vê o potencial de cobrir mais conteúdo em vários idiomas e enfatiza que a tecnologia está complementando os esforços da equipe editorial humana, não substituindo-os.
Na prática, a combinação de tecnologia de IA, conectividade 5G e software baseado em nuvem torna possível cobrir todo um evento esportivo em que a única interação humana é configurar fisicamente uma câmera. Como o objetivo final da indústria é oferecer uma maior personalização, futuramente é possível que os fãs possam assistir a uma programação esportiva adaptada ao seu interesse específico ou solicitar que a IA crie pacotes sob medida mediante solicitação.
Desafios decorrentes do uso de IA no mercado
A aplicação de IA em eventos e espetáculos esportivos tem trazido um aumento significativo no engajamento dos fãs. No entanto, essa inovação gera também questionamentos e instabilidade jurídica, visto que a utilização dessa ferramenta não está totalmente regulamentada.
Diante desse cenário, é fundamental que clubes, ligas e empresas que adotam tecnologias baseadas em IA busquem assessoria jurídica especializada para garantir a proteção de seus direitos e a conformidade com as normas vigentes.
Bichara e Motta Advogados possui uma equipe especializada nas áreas de esportes e entretenimento pronta para oferecer suporte na implementação de projetos envolvendo essas novas tecnologias