Marcos Motta

BIOGRAFIA

Sócio fundador da Bichara e Motta Advogados, Marcos Motta obteve diploma de pós-graduação em Direito Empresarial Contemporâneo, Mestrado (LL.M) em Direito Econômico Internacional na Universidade de Warwick (Inglaterra) é Mestre em Direito Honoris Causa em International Sports Law pelo Instituto Superior de Derecho y Economia-ISDE (Espanha) e possui Certificado de Negociação e Liderança pela Harvard Law School.

Marcos Motta atua no mercado do esporte desde 1997, quando iniciou como Diretor e Representante Internacional para CR Flamengo. Desde então, atuou como consultor jurídico em centenas de casos e arbitragens perante tribunais nacionais e internacionais a envolvendo diferentes questões, tais como disputas contratuais, comerciais, disciplinares e regulamentares, sendo também figura atuante e reconhecida no meio do entretenimento, assessorando grandes nomes do mercado audiovisual e da moda.

Marcos Motta prestou assessoria jurídica em algumas das maiores operações do mercado esportivo mundial, além de participar do grupo de trabalho do Governo Brasileiro para a revisão da “Lei Pelé” em 2008 do grupo de trabalho da FIFA (FIFA Working Group) para regulamentação do “TPO”. Foi integrante da Comissão Jurídica do Senado Federal para elaboração do Anteprojeto da Lei geral do Desporto Brasileiro.

Na esfera acadêmica, é professor de mestrado e palestrante nas mais renomadas instituições de ensino no Brasil, Europa e Estados Unidos, sempre em temas relacionados ao esporte e entretenimento. É membro da REX Sports, membro do Conselho da União Europeia Agentes de Futebol Association-EFAA e do Comitê Executivo da Association Internationale des Avocats du Football-AIAF.

Marcos Motta tem sido nomeado anualmente desde 2014 pelas renomadas publicações “Chambers & Partners” e “Who’s Who Legal” como um dos principais advogados do mundo na área do esporte e do entretenimento, sendo ainda eleito Líder Pensador (“Thought Leader”) pela WWL.

IDIOMAS

  • Português, inglês e espanhol