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Vans ganha liminar em processo contra Walmart nos Estados Unidos

A Vans acaba de conquistar uma vitória preliminar em processo de marca registrada contra o Walmart.  O Tribunal Federal da Califórnia ordenou que o Walmart deixe de fabricar, comercializar e vender calçados que ostentem as marcas registradas da Vans, que inclui quase 30 estilos.

A medida acontece logo após a Vans ter aberto um processo, no final de 2021, alegando que o gigante do varejo está realizando uma campanha para derrubar praticamente todos os modelos de calçados mais vendidos, entrando em conflito com seus direitos de marca registrada.

Entre as alegações está o fato do Walmart imitar a marca registrada de listras laterais e de costura da Vans em vários modelos, como das versões de Old Skool, Old Skool Toddler e SK8-Hi.

Além da marca de listra lateral e da marca de costura, consideradas marcas registradas válidas e aplicáveis, os direitos de identidade visual não registrada da Vans se aplicam sob a Lei Lanham, também conhecido como o Trademark Act, Estatuto Federal que governa o direito das marcas e a concorrência desleal.

Através de pesquisas, a fabricante de calçados comprovou o volume investido na incrementar as vendas na mídia tradicional e online, que gerou receitas de mais de US$ 16 bilhões somente nos Estados Unidos, reforçando a identidade visual dos produtos. Com base nas informações, o Tribunal avaliou que os consumidores podem ficar confusos quanto à origem do produto original, devido à semelhança da imitação.

Outro ponto de extrema importância é que ficou comprovado que a Vans está perdendo o controle de mercado, uma vez que o consumidor compra no Walmart por achar que se trata do calçado da Vans, mas se depara com a má qualidade dos calçados do Walmart, o que traz danos irreparáveis para a fabricante original.

 

Com a decisão do Tribunal, o Walmart está impedido de usar:

– a marca Vans Side Stripe

– as imagens comerciais Old Skool, Old Skool Toddler e SK8-Hi

– qualquer outra imagem ou marca comercial semelhantes ou que tenha conexão com os calçados ou produtos citados

 

A Vans foi criada em 1966, pelos irmãos Paul e Jim Van Doren e dos sócios Gordon Lee e Serge Delia, com o nome de “The Van Doren Rubber Company”, que mais tarde se tornou Vans. Foi considerada pioneira em fabricar e vender tênis no mesmo lugar, direto ao público.

A Vans está relacionada aos esportes de ação, tendo como público-alvo inicial surfistas e skatistas. Ao longo de mais de 50 anos no mercado, a marca mudou o cenário dos tênis esportivos, ganhando espaço também em produções casuais, ampliando, cada vez mais, o mercado de atuação, com clientes como Kendall e Kylie Jenner, Kristen Stewart, Hailey Baldwin, Zac Efron, Pharrell Williams, Justin Bieber e Miley Cyrus.

No Brasil, está presente desde 1998 e, em 2018, teve aberta sua primeira loja física. Desde o início de 2020, a marca passou a ser distribuída exclusivamente pelo grupo Arezzo & Co. Desde então, a marca conhecida pelos tênis clássicos usados tanto por skatistas quanto em escritórios mais descolados, acelerou seu processo de abertura de lojas físicas.