Acaba de ser divulgada a lista dos 50 atletas de maior alcance comercial de 2022, que inclui Erling Haaland, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Serena Williams, Neymar, Cristiano Ronaldo, Sam Kerr, LeBron James e Naomi Osaka.
Entre os destaques da 13ª lista anual estão Cristiano Ronaldo, astro do futebol português, que lidera o ranking, e a maior proporção de atletas do sexo feminino desde o lançamento da lista.
Com 20 anos de carreira repleta de troféus, Cristiano Ronaldo lida com marcas globais, além de possuir o maior número de seguidores no Instagram, cerca de 481 milhões de pessoas. Além de todas as conquistas em campo, como ter ganho cinco Bolas de Ouro ou ter se tornado o artilheiro da Liga dos Campeões da Uefa, o craque faz sucesso e tem reconhecimento garantido.
Apenas uma hora depois de ter sido veiculada a notícia de que ele voltaria a usar a icônica camisa número sete do Manchester United, as vendas da plataforma oficial de produtos do clube superaram o melhor dia inteiro de todos os tempos. Em toda a rede Fanatics, Ronaldo também se tornou o jogador que mais vendeu mercadorias nas 24 horas após uma transferência para um novo time, superando jogadores como Lionel Messi, Tom Brady e LeBron James, os principais nomes da lista este ano. É sabido que bater recorde de vendas de camisas, por exemplo, não é um fator determinante para receber o reconhecimento do ranking.
Desenvolvida em parceria com o NorthStar Solutions Group, a metodologia que produziu a lista de 50 milhões combinou vários fatores: desde análise de dados individuais e monitoramento avançado de mídia social, até avaliações econômicas e insights do consumidor do mundo real para definir a imagem bastante clara de comercialização de atletas.
Além de ‘CR7’, integram o top 5 dos 50MM Serena Williams, Lewis Hamilton, James LeBron e Messi. Todos possuem uma reivindicação legítima como os maiores de todos os tempos em seus respectivos esportes.
O jogador Neymar aparece em 17° lugar no ranking e é o único brasileiro a fazer parte do ranking.
Curiosidade sobre a idade dos atletas
Os cinco primeiros atletas citados acima têm algo em comum: todos têm 35 anos ou mais. Enquanto Messi, que figurou no topo da lista em 2020, é o mais jovem aos 35 anos, Serena Williams abandonou o tênis aos 41 anos.
De um modo geral, o atleta está no auge de sua atuação competitiva aos 20 anos. Por outro lado, a comercialização e rentabilidade tem maior longevidade. Cinco dos dez melhores deste ano também apareceram entre os dez primeiros na primeira classificação da SportsPro, em 2010.
Cristiano Ronaldo, por exemplo, possui parcerias com empresas como Nike, Altice, Herbalife, Therabody e Clear, da Unileve. Marcas como Adidas, Mercedes-Benz e Coca-Cola também têm vínculos de longo prazo com outros atletas entre os dez primeiros.
Na prática, mesmo que a atuação positiva dos atletas diminua, eles continuam sendo vitais para seus parceiros comerciais, uma vez que transmitem confiabilidade e autoridade com as quais os mais jovens, mesmo com ótima atuação, ainda não conseguem competir.
A lista completa do SportsPro 50MM pode ser acessada em https://cutt.ly/rBN2Cs4.
Bichara e Motta Advogados é o primeiro escritório full service líder nas áreas de esportes e entretenimento da América Latina.