Time estuda cenário nacional atual e futuro para decidir qual modelo adotar daqui a alguns anos
SAF´s no Brasil e no mundo e o que pode mudar no futebol nos próximos 5 anos foi o tema da palestra realizada pelo Flamengo (dezembro/22) e que contou com a apresentação de Marcos Motta, sócio de Bichara e Motta Advogados.
Segundo Luiz Eduardo Baptista (Bap), presidente do Conselho de Administração do clube, o objetivo do evento é entender e acompanhar o contexto mundial do futebol com a criação de empresas, mais conhecidas como SAF’s.
Trata-se do segundo encontro sobre o assunto, cujo primeiro evento abordou a condição econômico-financeira dos demais clubes, com Fernando Ferreira, da Pluri. Na ocasião, o foco foi a importância que as SAF’s podem ter no futebol mundial, em especial no Brasil, nos próximos 10 anos.
De acordo com o Flamengo, não existe interesse em adotar o modelo de SAF, por enquanto, uma vez que a estabilidade do clube, tanto no campo esportivo quanto financeiro, está em alta. Por outro lado, é importante contextualizar de que forma o Flamengo irá se situar no futuro, em função dessas mudanças inevitáveis que devem ocorrer nos próximos anos.
O clube deixa em aberto a possibilidade de, no futuro, conseguir um investidor e vender uma porcentagem do clube, mas como parceria, descantando deixar o time nas mãos de empresários.
O atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil tem previsão orçamentária para 2023 superior a R$ 1 bilhão, começando o novo ano como favorito às principais competições.
De acordo com Bap, o time segue em estado de alerta 24 por 7, sem perder de vista o que está acontecendo no futebol. Mesmo com sucesso esportivo e econômico, o objetivo é não relaxar e acompanhar as mudanças do esporte.
Bichara e Motta Advogados é o primeiro escritório full service líder nas áreas de esportes e entretenimento da América Latina.