EA Sports e FIFA encerram parceria de 30 anos

Em 2023, o universo do futebol virtual passará por uma grande mudança. A EA Sports, desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, irá encerrar a parceria com a FIFA, dando fim a uma das franquias de videogame mais bem-sucedidas e lucrativas do mundo.

Com isso, os futuros lançamentos da Electronic Arts não contarão mais com a licença da Federação Internacional de Futebol e passarão a ser denominados EA Sports FC.

Essa mudança acontecerá por conta do fim da longa parceria de quase 30 anos entre a entidade esportiva e a desenvolvedora, iniciada em 1993, quando a franquia começou com Fifa International Soccer.  Segundo a Electronics Arts, uma das causas do rompimento da parceria foi o alto custo da licença, além da possibilidade de criar melhores experiências para jogadores e parceiros.

Ainda em 2022, será lançado o último produto fruto da parceria, o Fifa 23, em outubro. No próximo ano, enquanto a empresa de videogames Electronics Arts (EA) dará continuidade aos videogames de futebol, mas com a nova marca, a FIFA planeja lançar seus próprios jogos.

De acordo com a desenvolvedora, grande parte da franquia continuará a mesma, com grandes experiências, modos, ligas, torneios, clubes e atletas. Parte do sucesso da franquia FIFA acontece em função de acordos de licenciamento detalhados, que permitiram representações precisas de uniformes de equipes, rostos de jogadores e estádios.

Há anos, os jogadores podem jogar com times do Campeonato Brasileiro ou da Premier League inglesa, por exemplo. Já em games concorrentes, como o Pro Evolution Soccer, os times disponíveis são fictícios, com nomes como Merseyside Red.

A EA continuará a oferecer experiências do mundo real, com até 19 mil atletas, 700 equipes, cem estádios e mais de 30 ligas para jogos futuros, o que inclui a Premier League, a Bundesliga, a La Liga e a Liga da Uefa. Porém, os jogos lançados especialmente para a Copa do Mundo, como aconteceu com Fifa: Road to World Cup 98, não serão mais feitos pela EA.

Já a FIFA lançara novos videogames de futebol desenvolvidos por uma série de estúdios, ainda em 2022 e 2023. Os jogos lançados neste ano terão o objetivo de preparar os fãs e promover experiências virtuais em torno da Copa do Mundo do Qatar.

A entidade planeja lançar um nome para o novo jogo ainda este ano. Pela primeira vez, o game contará com as competições masculina e feminina da Copa do Mundo. Para 2024, a entidade já está trabalhando com as principais empresas de games para desenvolver um novo jogo, com o intuito de ser o melhor disponível para jogadores e torcedores de futebol.

Bichara e Motta Advogados é o primeiro escritório full service líder nas áreas de esportes e entretenimento da América Latina.