AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE ESTARÃO EM ALTA EM 2022

Estar alinhado às inovações tecnológicas é fundamental para o sucesso dos negócios, independente da área de atuação ou posicionamento no mercado. As organizações que não se atualizam acabam prejudicando sua reputação com clientes, colaboradores e público em geral, principalmente num mundo globalizado como o atual.

Além de conhecer essas tendências, o importante é avaliar quais são pertinentes ao próprio negócio e podem trazer frutos a curto, médio e longo prazos. Como cada país tem seu próprio pico tecnológico em diversas áreas, no caso do Brasil, por exemplo, algumas tecnologias podem demorar um pouco mais para chegar. Mas isso não impede que os avanços de outros países que se destacam na geração de inovação sejam acompanhados.

Abaixo, as inovações que já estão despontando:

 

Chatbots

O uso de chatbot cresceu durante a pandemia com o aumento das compras de varejo no e-commerce, das solicitações de suporte e atendimento online. Dessa forma, a solução passou de tendência e se transformou em necessidade.

A previsão é que, para 2022, os chatbots responderão por 70% das interações com os usuários, o que equivale a um aumento de 15% quando comparado a 2018. Até 2026, esse segmento deve estar avaliado em cerca de US$ 102,29 bilhões.

 

Hiperautomação

Essa abordagem permite identificar, examinar e automatizar em alta velocidade o maior número possível de processos de negócios e TI, permitindo escalabilidade e operação remota do modelo de negócios.

Basicamente, combina a automação robótica dos processos (RPA) e a inteligência artificial (AI) para melhorar a tomada de decisão. As plataformas de hiperautomação são variadas e podem ser aplicadas nas tecnologias que as empresas já possuem, com melhoria na performance e menos custos no desempenho.

 

Sistemas autônomos

São softwares capazes de se automodificar com seus próprios algoritmos. Graças ao seu ambiente dinâmico e autônomo, o programa não necessita de intervenção externa para ser atualizado e otimizado.

A longo prazo, esses recursos serão utilizados em espaços inteligentes, que são capazes de se adaptar a novas realidades e exigências.

 

Aplicativos combináveis

São sistemas desenvolvidos a partir de componentes modulares e que podem ser facilmente integrados a outros softwares, sendo utilizados na gestão integrada de negócios.

Adotam a facilidade de uso e a reutilização de códigos, o que acelera a implementação de novos recursos e soluções em até 80%, gerando valor corporativo em tempos de concorrência acirrada.

 

Inteligência de decisão

Como as escolhas no ambiente empresarial precisam ser embasadas em dados devidamente filtrados e que tenham impacto nas estratégias, ter uma abordagem prática e que seja capaz de interligar a tecnologia à geração dessas informações é fundamental.

Para isso, é importante construir modelos analíticos projetados para auxiliar na tomada de decisão.

 

Bichara e Motta Advogados possui expertise no campo de tecnologia e inovação.