O Brasil ocupa o 3° lugar em audiência dos torneios de esportes eletrônicos
Os Esportes Eletrônicos ou eSports, como são mundialmente conhecidos, têm dominado o mundo gamer e tecnológico nos últimos anos e, cada vez mais, as pessoas procuram maneiras de assistir às competições de jogos eletrônicos pela internet, nos quais atletas profissionais disputam partidas, presenciais ou on-line.
Entre 2018 e 2019, por exemplo, o aumento da audiência nos eSports ultrapassou os 12%. Em 2019, eram cerca de 200 milhões de pessoas assistindo de forma ocasional e 197 milhões de maneira assídua, num total de mais de 397 milhões de espectadores.
Já em 2020, os números cresceram ainda mais, com cerca de 220 milhões de telespectadores ocasionais e 215 milhões de assíduos, totalizando 435 milhões de espectadores. Segundo especialistas, a previsão é que, até 2024, mais de 577 milhões de pessoas assistam às transmissões, o que representa um aumento de mais de 7%.
De acordo com o Global Esports Market Report da Newzoo, considerada a fonte mais confiável do mundo para insights e análises sobre eSports, no Brasil o futebol é o mais popular, sendo que 24% do público que acompanham a modalidade têm entre 10 e 24 anos. Já na audiência dos torneios de eSports, 43% dos espectadores têm essa idade.
Em 2019, antes da pandemia, outro estudo da Newzoo mostrou que a indústria de eSports teve um faturamento de US$ 957,5 milhões. Em 2020, com as medidas sanitárias provocadas pela pandemia da Covid-19 e a ausência de campeonatos, houve uma pequena queda de 1,1%. Já em 2021, o faturamento cresceu em 14,5%, com mais de US$ 1 bilhão de arrecadados. A projeção para 2024 é que a modalidade fature US$ 1,6 bilhões.
Para entender o cenário do eSports e o quanto movimenta o mercado:
Bichara e Motta Advogados possui uma equipe especializada no campo de eSports e Games.