Stefano Malvestio

Biografia

Advogado com ampla experiência em Direito Desportivo Internacional, Stefano é Consultor Internacional e Chefe de Arbitragem no escritório Bichara e Motta Advogados, onde é co-responsável pela área de Direito Desportivo e do Entretenimento.

Mestre (LL.M) em Direito Desportivo Internacional no ISDE em Madri, árbitro no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Stefano obteve seu diploma em Direito magna cum laude na Itália na prestigiada Università degli Studi di Padova.

Stefano Malvestio atua principalmente para clientes internacionais, sendo sua prática focada na resolução de litígios perante os órgãos da FIFA, bem como em arbitragem perante o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS), com particular experiência em litígios referentes a doping, agenciamento, transferências e disputas trabalhistas. Também presta assessoria em uma série de questões jurídico-desportivas internacionais, tais como a negociação e elaboração de contratos de transferências internacionais de jogadores, agenciamento de atletas, direitos econômicos e direitos de imagem.

Além de prestar consultoria jurídica em algumas das transações futebolísticas mais importantes nos últimos anos, incluindo grandes jogadores de futebol brasileiro, Stefano também representou atletas de alto nível em esportes como tênis, esgrima e corrida, atuando durante o Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 perante a Divisão Ad Hoc do TAS/CAS, bem como deu treinamento para o programa de aconselhamento arbitral pro bono para os jogos de 2016, juntamente com a equipe da Bichara e Motta Advogados.

Experiente em lidar com os procedimentos e regulamentos da CONMEBOL, da UEFA e da AFC (incluindo regulamentos de licenciamento e disciplinar), Stefano também contribuiu na elaboração de regulamentos de natureza diferente para Associações nacionais de futebol, bem como de legislações nacionais.

Professor visitante no “Master in Diritto ed Organizzazione Aziendale dello Sport – Sports Law and Policy Centre” (Roma), o “Executive Programme in International Sports Law and Justice” (Ravello), a “Football Business Academy – FBA” (Genebra) e o ISDE “Master FC Barcelona in Sports Management and Legal Skills” (Barcelona), Stefano também publicou artigos jurídicos em vários países e idiomas ao redor do mundo.

Stefano é orgulhosamente um membro pro bono do Conselho Consultivo para “Karanba”, um projeto social de esporte que desde 2006 oferece a crianças e jovens, principalmente provenientes de áreas desfavorecidas da região do Rio de Janeiro, a chance de alcançar seus sonhos e metas na vida através do esporte e da educação

Idiomas

  • Italiano, inglês, português, espanhol e francês.