Bichara Abidão Neto

BIOGRAFIA

Bichara Abidão Neto é especialista em resolução de conflitos, governança e regulamentação.

Ele é membro da Academia Brasileira de Direito Desportivo (ANDD) e compõe a lista de árbitros do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

Ele também é membro do grupo de trabalho que revisa continuamente os regulamentos da CBF sobre o status e a transferência de jogadores de futebol, bem como o que rege as atividades dos intermediários.

Ele tem vasta experiência em procedimentos de arbitragem perante o Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS-CAS), onde lida frequentemente com questões contratuais, ética e disciplina, doping, disputas relacionadas ao emprego e transferências internacionais de jogadores de futebol.

Sua experiência também se estende à estruturação de clubes de futebol e a assessorar diferentes partes interessadas que atuam nos negócios do esporte, incluindo, entre outros, clubes, atletas, intermediários, associações nacionais, federações, confederações, etc.

Em termos de esportes olímpicos, Bichara se destaca como presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Hipismo (STJD) e por seu trabalho proeminente nas divisões ad hoc e antidoping do CAS durante os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Além de atuar diretamente como advogado de vários atletas, Bichara foi convidado pela Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB / RJ) para coordenar com a equipe de Bichara e Motta Advogados o treinamento do programa de aconselhamento de arbitragem pro bono para os Jogos Olímpicos de 2016.

Bichara está listado no Who is Who Legal como Líder Global e Nacional “altamente considerado por colegas e clientes por seu trabalho em arbitragens no CAS e como um advogado de confiança para atletas, agentes e associações.

No âmbito acadêmico, ele é frequentemente professor visitante de cursos de pós-graduação e MBA em direito do trabalho, gestão esportiva e direito do esporte no Brasil e no exterior; e é autor de várias publicações em esportes e direito do trabalho.

IDIOMAS

  • Português, Inglês e Espanhol.